8 de jun de 2012

Chegou a Eurocopa 2012!!

Cidades que receberão os jogos da Euro 2012

E a Eurocopa 2012 teve inicio na Polônia.
E o primeiro jogo foi entre a anfitriã contra a Grécia, campeã em 2004.
Confesso que não esperava muito deste jogo, tanto por ser a abertura da competição, como por ser entre duas seleções médias do futebol mundial.
Um jogo de abertura de competição, é sempre um jogo tenso, nervoso, onde os times tendem a pecar pela agressividade e ficam com medo de partir para o ataque.
Mas para a surpresa daqueles que resolveram arriscar assistir a partida, esta acabou sendo uma grata surpresa.
Os gregos não mudaram o estilo de jogo que os tornou campeões em 2004,porém, 8 anos depois o estilo parece fadado ao fracasso. E acredito que isso se deve a Espanha, atual campeã da Euro e também atual campeã Mundial.
Os espanhóis conseguiram treinar exaustivamente durante anos, colocando a perder inúmeras copas do mundo e outras inúmeras Eurocopas, para finalmente reunir um estilo de jogo onde não é preciso ficar na defensiva quando a posse de bola está com a outra seleção.
Os atacantes já começam marcando desde o seu campo, facilitando assim, o trabalho do meio campo e consequentemente da defesa.
Voltando ao jogo da abertura, a Polônia mostrou logo de cara uma atitude agressiva, jogando em casa, como o apoio de sua torcida, e a Grécia na defensiva, marcando como sempre e raramente atacando. Até que num ataque pela direita, o cruzamento saiu perfeito e encontrou a cabeça do grandalhão e goleador, Lewandowski, que não perdoou e marcou o primeiro gol da Euro 2012.
Festa no estádio Nacional em Varsóvia, festa em toda a Polônia!
E ainda no primeiro tempo, os gregos tiveram Papastathopoulos, expulso por levar dois cartões amarelos! Ou seja o jogo, a vitória polonesa parecia escrita.

O retrato do jogo de abertura, muita disputa em campo!
Mas uma qualidade dos gregos é não desistir em momento algum e foi assim que se encontraram na partida e logo no início do segundo tempo, Salpingidis, veio do banco para numa falha da defesa polonesa, empatar e botar fogo no jogo.
Tanto que não demorou muito para o goleiro polonês, Szczesny,cometer falta dentro da aréa,num lance em que o atacante grego provavelmente iria fazer o gol.
E assim o juizão não teve duvida e mandou o goleirão polonês para o chuveiro mais cedo.
A tragédia grega parecia virar uma tragédia polonesa!
O craque e capitão grego,Karagounis foi para a bola, o nervosismo estava em sua cara.
E não deu outra, o heroi polonês iria aparecer, e nome dele é Tyton, que defendeu um chute fraco no seu canto esquerdo.
Enquanto isso, no vestiário da Polônia, o goleiro titular (será?) vibrava ao ver o lance na TV. E ter a sua pele salva pelo companheiro!!

E no fim, em mais uma abertura de Eurocopa, o anfitrião não saiu de campo com a vitória. Assim como nas duas edições anteriores, em 2008 com a seleção suíça, e em 2004 com a seleção de Portugal, que perdeu justamente para a Grécia.
Fim de papo em Varsóvia! Tudo igual para Polônia e Grécia!
E um sinal positivo para a Euro 2012!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário